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Curso de Reparo de Módulos Diesel I– Linha Agrícola

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Aprenda de maneira dinâmica e descomplicada sobre a arquitetura de hardware das ECU's que utilizam o sistema EDC7 UC31 (blocos de funcionamento – alimentação, sensores, atuadores, amplificação e comunicações), programação e trocas de arquivos de injeção, soldagem profissional, rotinas práticas de trabalho para o dia a dia da reparação eletrônica automotiva, simulações avançadas em bancada e muito mais.

PRÉ-REQUISITOS
• Conhecimento básico de injeção eletrônica diesel;
• Curso de eletrônica básica EAD da Chiptronic ou certificado de conclusão de curso eletrônica;
• O aluno pode trazer seus próprios módulos para tentar reparar - (opcional).

CARGA HORÁRIA
• 40 horas / 5 dias.

1° DIA - ESTRUTURA DA ECU EDC7 UC31 E APLICAÇÃO DOS CIRCUITOS
No primeiro dia de curso, iniciamos os estudos sobre a arquitetura de hardware (parte física) de uma EDC7 UC31 agrícola. Como ela é construída e como os componentes e circuitos trabalham de forma individual e em conjunto com os demais. Para que seja possível entender bem esse ponto, vamos aprender a analisar esse sistema por “Blocos de funcionamento”. Estudaremos os blocos 1 (alimentação e proteção) e 2 (entrada e processamento de sinais dos sensores). Vamos estudar em detalhes o circuito de Alimentação do EDC7 UC31 agrícola, desde as tensões de fonte de bateria, fonte superior e os circuitos de consumo final, como circuitos lógicos e alimentação de sensores. Também vamos abordar as classes de sensores e como cada circuito é construído nessa aplicação específica, como processam os diversos sinais e como o circuito lógico identifica falhas e códigos que lemos com o scanner de diagnóstico. Para cada bloco estudado, o aluno irá mapear os circuitos na prática, analisar seus diagramas e realizar testes práticos e coleta de sinais.

2° DIA - ESTRUTURA DA ECU EDC7 UC31 E APLICAÇÃO DOS CIRCUITOS
No segundo dia daremos continuidade ao estudo sobre a arquitetura de hardware de uma EDC7 UC31 agrícola. Estudaremos os blocos 3 (comandos para atuadores), bloco 4 (amplificação e armazenamento de tensões) e bloco 5 (comunicações CAN e K). Vamos estudar em detalhes as diversas aplicações de MOSFET para comandos de atuadores nesse sistema, tanto em componentes de chaveamento simples quanto em C.I.’s multidriver, bem como C.I.’s de gerenciamento e amplificação para disparo de Injetores. Também vamos estudar as lógicas externas e internas de funcionamento dos circuitos de comunicação CAN, testes práticos que podem ser feitos com o osciloscópio e análises de pacotes de dados em busca de defeitos comuns nesse sistema. Para cada bloco estudado, o aluno irá mapear o circuito na prática, registrar seus diagramas e realizar tetes práticos e coleta de sinais.

3° DIA - PROGRAMAÇÕES DO EDC7 UC31 E SOLDAGEM PROFISSIONAL
No terceiro dia de curso, após termos finalizado o conteúdo de hardware, vamos abordar uma parte igualmente importante e problemática no sistema EDC7 UC31 – o software. O software de uma ECU é conhecido como “arquivo de injeção”. Esses arquivos podem corromper e causar vários problemas no sistema. Por isso, no conteúdo de programação vamos aprender a identificar as memórias e microcontroladores desse sistema. Vamos conhecer e operar na prática um programador via portas de comunicação para acessar os arquivos, desmembrá-los e aplicá-los de acordo com a necessidade de cada a situação do dia a dia do sistema EDC7 UC31 agrícola. Também, para que seja possível o acesso as memórias e o microcontrolador, vamos ter uma aula bem completa de solda e dessolda de componentes, as ferramentas e procedimentos corretos para uma solda profissional.

4° DIA - ROTINAS DE TRABALHO
No quarto dia vamos usar todos os conhecimentos adquiridos nos primeiros dias, tanto de estrutura de hardware do sistema quanto de programação, para estabelecer uma sequência lógica de testes e verificações para cada falha comum que EDC7 UC31 agrícola pode apresentar. Vamos organizar os conteúdos e testes práticos que já estudamos para ver em quais situações reais você irá aplicar cada teste. Vamos formatar quatro rotinas de trabalho para replicar no dia a dia, são elas: 1 – ECU não funciona e não comunica com scanner; 2 – ECU não reconhece sensores; 3 – ECU não comanda atuadores; 4 – Falhas na comunicação CAN. Para cada situação real, vamos elaborar uma sequência de possibilidades para o diagnóstico e reparo, desde as causas mais simples até as causas mais complexas – um manual prático de consulta para o dia a dia do sistema EDC7 UC31.

5° DIA - SIMULAÇÕES E DIAGNÓSTICOS
No último dia do curso nosso foco será na prática com os módulos do sistema EDC7 UC31 agrícola! Vamos trabalhar com simulações e diagnósticos, usando simuladores de sistemas automotivos de ponta, scanners de diagnóstico e suas funções e osciloscópios. Os alunos poderão na prática executar vários testes das rotinas de diagnóstico que montamos juntos no 4° dia do curso. Caso tenhamos módulos reais dos alunos e com falhas reais, poderemos juntos fazer um workshop de reparo prático com auxílio direto dos instrutores. Práticas reais do dia a dia para esclarecer todas as dúvidas pendentes do sistema EDC7 UC31 agrícola.

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