Obtenha altos lucros na área diesel mais carente de profissionais e aprenda a reparar módulos no melhor curso de reparo em módulos diesel. O curso conta com instrutor com ampla experiência no ramo da reparação automotiva e injeção eletrônica, sala de treinamento climatizada e equipada com ferramentas modernas de reparação, como o ECU Test Diesel Pro, estação de retrabalho BGA e programador Bee-Prog original. Turmas de 8 pessoas e certificado Chiptronic, uma empresa há mais de 20 anos no mercado, conhecida mundialmente por suas inovações de tecnologia.
Conteúdo: •Aplicação dos conceitos aprendidos no módulo 1; •Utilização de equipamentos para simulação de módulos ECU TEST DIESEL PRO e biblioteca online ECU REPAIR; •Análise técnica de diversos sinais com osciloscópio; •Principais defeitos e soluções; •Diagnóstico e solução de defeitos nos componentes da comunicação CAN; •Análise completa do circuito de gerenciamento lógico das Unidades Injetoras; •Testes práticos no circuito de alimentação; •Estudo dos defeitos mais comuns e suas possíveis causas; •Análise da evolução das versões de Hardware, suas aplicações e lógicas de construção dos circuitos.
Pré-requisitos: •Conhecimento básico de injeção eletrônica diesel; •Curso de Eletrônica Básica EAD da Chiptronic ou certificado de curso de eletrônica; •Ter concluído com bom aproveitamento o curso Reparo Diesel I na Chiptronic;
ECUs consideradas no módulo II •Volvo D12 C •Volvo D12 D •Volvo D13 A •Volvo D13 C •VECU
Duração: 32 horas.
Programação: 1º Dia: Estudo da arquitetura básica dos módulos Volvo e seus principais blocos de funcionamento. Evolução das versões de hardware entre sistemas D12 e D13 e suas principais falhas e circuitos. Análise de todos os componentes de circuitos vitais de um sistema D13 A e análise desses circuitos com o auxílio de simulador e osciloscópio. Análise e registro através de diagramas dos circuitos de alimentação e Unidades Injetoras, bem como seus circuitos de gerenciamento lógico. Sequências de testes práticos para cada circuito, elaborando assim rotinas de trabalho para o dia a dia com os Volvo D13 A. 2º Dia: Mapeamento (localização) de todos os componentes de circuitos com falhas comuns de um Volvo D13 C e análise desses circuitos com o auxílio de simulador e osciloscópio. Análise e registro através de diagramas dos circuitos de alimentação e Unidades Injetoras, bem como seus circuitos de gerenciamento lógico. Sequências de testes práticos para cada circuito, elaborando assim rotinas de trabalho para o dia a dia com os Volvo D13 C. Considerações sobre os métodos usados para programações e trocas de arquivos nesses sistemas usando programador de portas de comunicação, como o TRASDATA. 3º Dia: Mapeamento (localização) de todos os componentes de circuitos com falhas comuns dos sistemas Volvo D13 A e C e análise desses circuitos com o auxílio de simulador e osciloscópio. Análise e registro através de diagramas dos circuitos de comunicação CAN entre módulos a para diagnóstico, relé de partida e sensores alimentados pelo módulo e seus processamentos multiplexados. Sequências de testes práticos para cada circuito, elaborando assim rotinas de trabalho para o dia a dia com os Volvo D13 A e C. 4º Dia: Simulações e rotinas práticas de trabalho com o acompanhamento do instrutor em módulos com falhas reais, com base nos diagramas construídos durante o curso e as sequencias de testes elaboradas. Uso prático do simulador em bancada, osciloscópio e procedimentos de solda avançados para possíveis trocas de componentes danificados.